sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Marketing inimigo ou aliado

Olá a todos me chamo Felipe Modesto e durante os meus post no blog “marketing in up”, vou comentar sobre a essência do marketing e suas tendências, principalmente em relação ao lado estratégico do marketing. Desde já agradeço pelas sugestões e criticas, e desejo a todos uma boa leitura.
Em relação aos processos de gestão dentro das organizações, o marketing ainda é um processo bem ressente, a principio ele era considerado uma subdivisão do setor administrativo voltado à venda de produtos.
Com o passar do tempo, ele conseguiu evoluir e mostrar seu real valor, mostrando que suas atribuições iriam além de apenas dar suporte a força de vendas, com estratégias que alcançassem o publico, ele também trata de aspectos ligados a imagem das empresas em relação aos seus consumidores, fornecedores e ate mesmo concorrentes.
O departamento de marketing é responsável, por analisar pesquisas de comportamento de compra de seu publico alvo, e criar estratégias que possibilitem a comunicação entre a empresa e cliente, para que assim os objetivos da empresa possam ser alcançados.
Devido estás atribuições ele acaba sendo mal visto por alguns consumidores, que o acusam de promover o consumismo exagerado. Em parte está afirmação e verdadeira, o marketing realmente se preocupa em estimular a compra, afinal e para isso que seus profissionais são pagos, porem o real objetivo do marketing está em promover a troca de valores entre consumidores e a empresa, de modo que ambos ganhem algo em suas transações, e possam criar um vinculo de negócios, coisa que dificilmente acontecera se apenas um vier a ganhar sempre.
Como vimos anteriormente o marketing é responsável por pesquisar e analisar o comportamento dos consumidores, assim ele consegue ver o que o seu publico quer, e começa a ativar a empresa para produzir e assim satisfazer uma necessidade ou desejo. Logo o marketing se encaixa como um canal que faz com que os anseios do consumidor encontrem uma resposta.
.O questionamento que fazemos no inicio deste texto é o marketing é um inimigo ou aliado, bem a resposta para esta pergunta é “nem inimigo nem aliado”. O marketing é uma ponte que liga a indústria ao cliente e vice versa, para que a partir deste encontro aconteça uma troca de valores justos. Ele não te incentiva a comprar seu centésimo par de sapatos mais também não permitiu que as empresas continuassem a fabricar os famosos celulares “tijolões” que eram extremamente desconfortáveis.
Em uma alegoria mais bonitinha o marketing é apenas um cupido juntando dois corações. Pois o desejo de compra ou consumo é inato do individuo. Ele sempre vai querer alguma coisa maior, ou melhor. E a razão de existir de muitas empresas sem sobra de duvida é conseguir capital necessário para continuar existindo e conseguintemente se expandir. 

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