terça-feira, 25 de outubro de 2011

ISO 14001 como ferramenta do Marketing Verde

Galera! Achei em uma de minhas pesquisas um assunto muito interessante, irei abordar um tema que alguns de vocês conhecem e muitos desconhecem “a norma ISO 14001” e estarei relacionando-a junto ao Marketing Verde.

ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização, ou seja, estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. Esses resíduos que a empresa gera durante o processamento e uso do produto é: Emissões Atmosféricas, Efluentes, Líquidos e Resíduos Sólidos.

Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, a pressão para minimizar esse impacto oriundo vem de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.

Através do interesse de minimizar esses impactos, as organizações principalmente de grande porte, usam a norma ISO 14001 como um selo de qualidade para agregar uma boa imagem aos seus produtos ou a si própria. E uma das primeiras empresas a conseguir o certificado de qualidade ISO 14001 foi uma empresa instalada aqui em Alagoas pertencente ao Grupo João Lyra, a primeira do mundo a aplicar essa norma na Gestão de Resíduos Sólidos.

Com a aplicação das normas ISO 14001 podemos construir uma imagem de sucesso tanto para organização quanto ao produto. Hoje tudo que for agregado à sustentabilidade terá uma atenção especial e é notória a aceitação do consumidor a um produto ambientalmente correto no mercado.

Bem podemos entender que o marketing é aplicado através de oportunidades, com o crescimento da preocupação relacionado ao meio ambiente, as empresas principalmente sucroalcooleiras investem no marketing verde para acabarem com uma imagem de grande vilã dos ecossistemas vizinhos as grandes usinas. A boa aparência reflete não só aos consumidores mais também aos poderes públicos e ONG´s que fiscalizam esse setor.

Todos aqueles que tiverem interesse de comentar em nosso blog, por favor, sintam-se a vontade. Um abraço do amigo Lucas Bezerra ou “Luca Sosa” seu criado, me dê à tarefa e eu a executarei com todo prazer.
 

2 comentários:

  1. bastante interessante essa postagem principalmente aqui em alagoas as empresas realmente se utilizam deste artificio porem ainda não faz muita diferença em termos ambientais

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem sobre o marketing verde, estou justamente estudando e trabalhando em cima disso, as informações foram bastante esclarecedoras.
    vivi.living@r7.com

    ResponderExcluir

por favor deixe seu comentário junto com seu e-mail para que possamos entrar em contato com você.