sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Identidade e imagem corporativa, a empresa sobre a ótica do cliente.

 Olá galera, estou aqui de novo pra falar da comunicação no marketing, na postagem de hoje irei comentar sobre identidade e imagem corporativa e a nossa percepção sobre elas.
 O conceito de identidade é bem simples, ela é definida como sendo.
”o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes”.
 No mundo empresarial o conceito quase não muda, ela pode ser compreendida como o conjunto de atributos que torna uma empresa única. Esses atributos podem ser a missão, a visão, os valores, o ramo de atução da empresa entre outros, e sua principal função, é regir o funcionamento da empresa dentro do mercado.
 Essa identidade é percebida por nós através de varios elementos que dão forma a empresa que podem ser a sua logomarca, suas comunicações (interna e externa), o ambiente de produção ou atendimento, no tratamento que dá ao cliente, nas apresentações de seus profissionais, no seu material impresso, no seu nome, em seu portfólio de produtos etc. E tudo que é feito pela ou para à empresa deve respeitar essa identidade.
 Compreendida a identidade corporativa, o que vem a ser imagem?
Segundo Costa (2001), ”a imagem da empresa é a representação mental no imginario coletivo, de um conjunto de atributos e valores que funcionam como um esteriotipo e determinam a conduta e opiniões desta coletividade.”
 Fazendo uma analogia simples pra compreendermos esse conceito podemos pensar que, a imagem corporativa é como uma tela em branco que possuimos em nossas mentes em relação a uma determinada empresa, com a qual ainda não tivemos contato. A imagem é o preenchimento dessa tela, como se fosse um quebra-cabeça. Vamos construindo a imagem com peças que a própria empresa fornece. Se a empresa não sabe muito bem como é a tela original (a identidade), não consegue distribuir as peças corretas para preencher a tela em nossas cabeças (a imagem). Isso faz com que se forme uma imagem confusa, onde as peças não se encaixam.
 Assim sendo a imagem de uma empresa deve refletir da forma mais fiel possível a sua identidade através das ferramentas de comunicação que a empresa dispõe.
 Em síntese identidade é o que a empresa é de verdade e imagem é a percepção que nós clientes temos dela através das suas ações dentro do mercado. Elas são de extrema importância para a empresa, pois dependendo de como forem utilizadas podem determinar o sucesso ou fracasso da empresa.
Por: Artur Alexandre (@_alexandreleite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

por favor deixe seu comentário junto com seu e-mail para que possamos entrar em contato com você.