domingo, 16 de outubro de 2011

Feedback

Ola pessoal hoje estarei falando sobre feedback, bem mas o que é feedback? Como se dá e como se recebe? O que fazer pra não dar errado? Vamos ver isso a seguir.

O feedback é uma comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas, ajudando o indivíduo a melhorar seu desempenho.

A depender do que você faça, precisa-se de uma avaliação, e o feedback é isso, um tipo de retorno do que foi feito, é como se você fizesse um projeto para uma empresa, e pede um feedback, eles mandão detalhes (opinião) positivos e negativos em forma de uma analise critica do suposto projeto.

O segredo pra quem recebe é encarar de forma construtiva se for o caso de critica, sempre se pode melhorar, reveja, procure os erros, pesquise mais sobre o assunto, enfim, sempre se pode melhorar algo. Isso tudo isso foi um exemplo de reação se caso receber um feedback de um projeto, (se for o seu caso ótimo  ) mas existe diversos tipos de feedbacks, para trabalhos, palestras, pessoas e para artigos como este.

Para que o processo do feedback seja útil ele precisa ser descritivo, ao invés de julgar, tendo que ser especifico e não ser em geral, e sendo compatível com o comunicador e receptor

Os processos do feedback são dirigidos para comportamento de possíveis mudanças. Ou seja, só se pede um feedback se a pessoa que pedir, estiver aberta a ouvir e estar disposta para mudar. Outro Processo é o pedido, não se impõem um feedback, ele precisa ser pedido e oportuno, sendo o mais próximo possível do comportamento, assunto, trabalho etc. em questão, tendo que ser esclarecido, portanto o receptor precisa analisar também o feedback para ver se corresponde ao que o comunicador quis dizer.

As dificuldades de receber um feedback são muitas, mas repetindo, quando se pede um feedback, se pede uma opinião para o que quer que seja em questão, então precisa-se estar aberto para diversas opiniões, claro que ninguém gosta de ser contrariado, é muito difícil aceitar a nossa ineficiência e ainda mais admiti-las para os outros publicamente, porem um homem, ou mulher de sucesso, não é aquele que só fala, mas sim aquele que escuta, e entende.

Por outro lado também é difícil de dar um feedback, tememos a reação dos outros, pois pode ser mal interpretado, porem quem da o feedback precisa entender que se foi escolhido para tal ato, precisa ser sincero e profissional com o mesmo, sendo específico e claro no que pretende dizer, pois uma melhora de desempenho de uma pessoa precisa do seu profissionalismo com o feedback.

Assim como eu preciso de um “feedback” de todos nos comentários, sobre o que vocês leitores acharam do meu post, e não se preocupem com a minha reação, porque vou tomar muito suco de maracujá pra ficar calmo para ler (brincadeira), bem por hoje é só e fiquem com Deus, até a próxima.

Por: Abinael Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

por favor deixe seu comentário junto com seu e-mail para que possamos entrar em contato com você.