terça-feira, 18 de outubro de 2011

O real papel das pesquisas no marketing


"A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho."
 (Peter Drucker).



A pesquisa de mercado é uma das armas mais eficazes que está à disposição dos gestores de marketing, e que os auxilia na elaboração de produtos e serviços, que a cada ano se adequam ainda mais aos desejos de seu publico.
  A pesquisa de mercado consiste na analise da probabilidade de um que um possível produto lançado por uma empresa possa alcançar sua eficácia máxima, tanto em vendagem quanto em aceitação ou na “simples” analise de possíveis tendências do mercado ou percepção da marca em relação aos clientes.
  No paragrafo anterior a palavra simples realmente está entre aspas por um motivo logico, o processo de pesquisa de mercado não é algo fácil ou simples, pelo contrario ele exige muito esforço, tempo e capital para que venha realmente traçar um perfil de seu publico alvo e criar uma prospecção de mercado realista.
  Muitas empresas criam grandes centros de P&D não só para criação de novos produtos mais também para testa-los junto aos seus consumidores. Quem nunca se deparou com indivíduos que convidavam pessoas a responder algumas perguntas em pleno meio da rua ou shopping. Esse é um dos tipos de abordagem que os pesquisadores utilizam para coletar informações junto ao publico, uma ressalva a se fazer em relação a esse método de pesquisa é que o entrevistadores devem ser muito bem treinados para não interferir nos resultados.
  Outros métodos podem ser realizados dependendo da informação que a empresa deseja obter, desde reuniões em grupo de foco onde pessoas se reúnem em salas para mostrarem suas opiniões em relação a temas lançados por entrevistadores, lembrando que estas reuniões são gravadas para depois serem analisadas e em troca essas pessoas ganhão algum incentivo, na maior parte das vezes monetária.
  Com o avanço da tecnologia muitas pesquisas podem ser feitas sem a consulta de clientes, através de scanners localizados em lojas que verificam quais são os produtos que são mais vendidos, em quanto tempo uma determinada marca tem seu estoque esgotado mostrando que ela se ressalta em relação às outras, qual o grau de recompra entre outras informações.


  Uma estratégia que está sendo muito utilizada atualmente, e as pesquisas por e-mail ou grupos de discursão online, onde os entrevistadores mesmo sem ver os participantes podem fazer perguntas e ter respostas quase que imediatamente de forma totalmente interativa, mais vale a mesma ressalva o responsável por esse grupo de foco tem que ser bem dinâmico e saber fazer as perguntas certas para que o grupo não de informações imprecisas.
  Se as pesquisas forem bem planejadas desde o principio, e tiverem um acompanhamento quase que periódico, a margem de erro pode se tornar mínima para empresa, fazendo com que a mesma não venha a desperdiçar esforços em produtos/serviços que não promoverão um retorno satisfatório ou ate mesmo cuidar do posicionamento da empresa junto a um de seus públicos mais importantes, o consumidor.
 Uma dica pra todos os gestores de marketing é avaliar todas as possibilidades e probabilidades do projeto que se esteja planejando, pois uma única variável desperdiçada pode causar um estrago tremendo, prova disso é a “new coke” da coca cola, porem isso é papo para um próximo post, no mais muito obrigado pela sua atenção e não se esqueçam de deixar seu comentário em relação as postagem contamos com isso, vocês também podem nos seguir no Twitter @marketinginup.
Abraço a todos.
Por Felipe Modesto (@lip_modesto)

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