sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Marketing Verde, Ecológico ou Ambiental!




Olá pessoal! Meu nome é Lucas Bezerra conhecido na web como “Luca Sosa” e estarei aqui neste blog (Marketing in up) esclarecendo alguns aspectos, pesquisando e trazendo muitas curiosidades e novidades a respeito do Marketing Ambiental. As minhas postagens serão quinzenais. E hoje estarei dando uma introdução sobre o assunto aqui citado, fiquem a vontade e prossigam na leitura.

À medida que a humanidade vai tomando consciência de seu papel social, muito se tem questionado sobre a responsabilidade social de algumas empresas, perante o impacto ambiental negativo decorrente das atividades produtivas e mercadológicas.
O termo Marketing Verde, Ecológico ou  Ambiental, surgiu nos anos setenta, quando a AMA(American Marketing Association) realizou um workshop com a intenção de discutir o impacto do Marketing sobre o meio-ambiente. Após esse evento o Marketing Ecológico foi assim definido: “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis”. Logo após, o Marketing Ambiental também foi discutido por KOTLER que definiu como sendo: “(...) um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio-ambiente”. POLONSKY, autor de várias publicações sobre o assunto, fala em um conceito sabre o Marketing Verde, que ele próprio considera como sendo o conceito mais abrangente: “Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio-ambiente”.
Hoje o Marketing Ambiental é o tema de muitas reuniões empresariais, já que vivemos na era da sustentabilidade onde as pequenas e grandes empresas são cobradas a respeito da responsabilidade social relacionada ao meio-ambiente. Queremos um produto além do conforto, durabilidade, qualidade, preço, acessibilidade, imagem. Os “Marketistas ou Marqueteiros” usam o Marketing Ambiental como um dos maiores atrativos para os consumidores, que buscam produtos cuja a matéria-prima seja retirada com a menor degradação possível, ou um produto agregado a projetos sócio-ambientais.

Espero que todos que fazem o MARKETING IN UP tenham uma boa sorte, e todos aqueles que leram esta postagem até o final estejam a vontade para fazer perguntas ou deixar seu comentário. Fiquem na Paz e um abraço de “LUCA SOSA”. Tchau!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

por favor deixe seu comentário junto com seu e-mail para que possamos entrar em contato com você.