sábado, 12 de novembro de 2011

O ALFABETO DO MARKETING

   Depois de tantos P´s, C´s, R´s, M´s e A´s quantas letras ainda faltam para o marketing ganhar um pilar solido, ou será que os que já existem são apenas mais algumas baboseira, feitas para se vender livros e mais livros.
  Desde a década de 60 que vem surgindo inúmeros termos visando dar aos gestores de marketing um caminho ou uma base sobre o que fazer para alcançar a satisfação dos clientes e aumentar a eficácia nas vendas de produtos ou prestação de serviços, a partir desta época surgiu os 4P’s de marketing criado por Jerome McCarthy, porem o mix marketing (4P’s) só vieram a ter uma repercussão maior a partir das publicações de Philip Kotler, eles se baseiam em uma escala de processos para que as empresas possam alcançar seu objetivo através da fabricação de Produtos que vão ser entregues ao consumidor, por um Preço adequado através de um canal de distribuição que facilite o contato do cliente com o produto (Praça) mediante a devida divulgação ou Promoção das funcionalidades e vantagens que são ofertadas ao cliente.
   Muitos autores criticam a utilizam do mix marketing baseado no sistema 4P’s devido sua falta de interação real com o consumidor, eles afirmam que a maior preocupação deste sistema está no produto, quando na verdade deveria estar no publico, logo para suprir está ausência foi criado o sistema de 4C’s(cliente, custo, conveniência e comunicação), que vem a ser um auxilio mercadológico para assim poder atender e intender, está variável chamada cliente que é peça fundamental de qualquer pensamento do marketing.


    Com o avanço dos estudos a cerca do marketing e em analogia a pirâmide de Maslow, parece que as necessidades de estudos mercadológicos nunca alcançam um patamar definitivo, assim como as pessoas não conseguem alcançar e gozar de uma satisfação pessoal (ultimo nível da pirâmide), pelo contrario, todos sempre querem mais. No marketing não poderia ser diferente mesmo que sejam criados sistemas ou classificações para ajudar a nortear os estudos sempre haverá duvidas ou reclamações. Desta insatisfação já surgiu os 5R’s(relevância, reconhecimento, receptividade, Responsividade e relacionamento) que visa á aproximação e consolidação do cliente, utilizando ferramentas que criem um verdadeiro relacionamento entre empresa e cliente, os 4A’s(analise, adaptação, ativação e avaliação) que tem o foco na interação da empresa com o ambiente e por fim (ao menos por enquanto) os 4M’s(mercado, moeda, mensuração e marca) que trata de assuntos ligados exclusivamente ao mercado.
   Mediante a tanta informação fica difícil definir qual destas opções é a mais viável ou como algum palestrantes teimam em dizer “a melhor opção para alcançar o sucesso”. Todos estes estudos têm seu valor e seu papel, e podem ser utilizados em comunhão para facilitar a tomada de decisão. O mercado (4M’s) precisa ser avaliado e identificado (4A’s) para que os produtos surtam o efeito desejado para a empresa (4P’s), e com isso todas as facetas que envolvem a tomada de decisão do cliente (4C’s) se forem realmente bem aplicados podem gerar um reconhecimento e relacionamento significativo com o consumidor (5R’s).
   Provavelmente outras letras viram a formar o alfabeto do marketing, porém cabe a nos estudantes, pesquisadores e gestores avaliar o que realmente vai ser útil. Bem este foi o tema escolhido para a parte de marketing estratégico do marketing in up, opinem sobre está postagem e sobre as outras, a sua interação e o que vai fazer com que as nossas publicações possam melhorar, independente de serem sugestões, criticas ou elogios tudo tem o seu valor, obrigado por sua atenção e espero que tenham gostado.




por: Felipe Modesto (@LIP_MODESTO).

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